Dicas para Seu Filhote Canino

 

Desverminações

Devem ser feitas com vermífugos adequados a partir dos 20 dias de vida do filhote, e repetidos por mais 2 vezes com intervalos de 15 dias.
Novas desverminações devem ser feitas após 2 a 6 meses, com a respectiva repetição após 15 dias, por toda a vida do cão.

Vacinações

O esquema vacinal do filhote deve ser iniciado após a correta desverminação, a partir dos 45 dias de vida. Devem ser aplicadas de 3 a 4 doses de vacinas múltiplas de boa procedência, com intervalos de 21 a 30 dias. Após estas, deve ser aplicada vacina contra raiva. Todos os anos, por toda vida do cão, devem ser aplicadas, uma vez por ano, uma vacina múltipla e uma de raiva. Procure seu Médico Veterinario para lhe orientar quanto ao uso de outras vacinas.

Isolamento

Até o período de 15 dias após a útima dose de vacina múltipla o filhote deve permanecer o mais isolado possível, pois é apenas neste momento que acredita-se que a imunização esteja sendo conseguida. O contato com algum agente infeccioso pode ser direto (através de secreções de outro cão infectado) ou indireto (através de vetores como objetos, cães sadios vacinados, ou mesmo você).
Lembre-se de que prevenir é melhor que remediar!

Alimentação

Utilize apenas alimentos industrializados, indicados para cães, de fábricas renomadas, e conforme as características individuais de seu filhote. Siga as instruções de uso indicadas pelo fabricante na embalagem do produto. Observe que quanto mais evoluído for o alimento, menor a quantidade ingerida por dia, menor a quantidade de fezes excretada, podendo tornar desnecessário o uso de suplementações, e por consequência, minimizando o gasto diário com o filhote.

Higiene

Evite banhos no período vacinal. Em verdade, o banho em sí não é problema, mas uma eventual troca brusca de temperatura, ou erro na secagem do filhote, pode levar a um resfriado, e, por conseguinte, comprometer o esquema vacinal. Para evitar banhos e promover a devida higienização, podem ser utilizados produtos em forma de gel para banhos secos. Qualquer procedimento higiênico como banhos, banhos secos, limpeza de ouvidos, etc, devem ser feitos exclusicamento com produtos veterinários.

Sempre procure o Médico Veterinário para melhor orientá-lo 

 

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo

Conteúdos relacionados

Dicas Sobre Caninos