Dicas Sobre Felinos

 

Desverminações

Devem ser feitas periodicamente, com vermífugos de boa qualidade, repetindo-os após 15 dias. Recomendamos intervalos entre desverminações variando de 2 a 6 meses, conforme o local onde seu gato vive e seus hábitos.

Vacinações

Anualmente seu gato deve receber reforços vacinais. Os reforços mínimos são da vacina múltipla e raiva. Procure sempre um Médico Veterinário para melhor lhe orientar quanto as vacinas que devem ser feitas, bem como a procedência das mesmas.

Alimentação

Sempre faça uso exclusivamente de alimentos industrializados, de fábricas renomadas e na quantidade indicada pelo fabricante. Observe que quanto mais evoluído for o alimento, menor a quantidade ingerida por dia, e menor a quantidade de fezes excretada, podendo tornar desnecessário o uso de suplementos , e por conseqüência, minimizando o custo diário de seu gato. Fique atento com a quantidade de alimento a ser ingerida por seu gato. Respeite a indicação de consumo do fabricante, pois o uso inadequado dos alimentos esta diretamente relacionado ao surgimento de cálculos urinários. Observe também a qualidade da água oferecida, pois gatos são muito exigentes, e necessitam ingerir muita água para minimizar a possibilidade de formação dos cálculos urinários. Sempre ofereça água fresca. Por conta do hábito de lamberem-se, os gatos tem uma tendência a formação de pilomas (bolas de pêlo) em seu aparelho digestivo. Existem rações que evitam os mesmos ou auxiliam na sua excreção, bem como suplementos e snacks que também agem sobre os estes.

Higiene

Ao fazer os banhos de seu gato em casa, utilize sempre produtos próprios para o mesmo, de acordo com sua idade e características de pele e pelagem. Faça uma secagem minuciosa , evitando trocas bruscas de temperatura. Tenha cuidado com intervalos entre banhos muito curtos, pois a pele do gato é diferente da humana, e o excesso de banhos pode ser prejudicial a mesma. Ao utilizar os serviços profissionais de estéticas, procure empresas e profissionais reconhecidos no mercado, pois certamente sabem das necessidades de seu gato.

Sempre procure o Médico Veterinário para melhor orientá-lo

 

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo

Conteúdos relacionados

Dicas para Seu Filhote Felino