Dicas Sobre Aves

 

Aves são ótimos animais de estimação. Existe a possibilidade de você optar pelo tipo de relacionamento que pretende ter com seu pássaro, conforme a espécie e hábitos da mesma. Na Point dos Bichos você encontrará Pet Birds ou aves "de gaiola" para criação ou contemplação.

Os Pet Birds são aves normalmente da família Psitacidae (também conhecidos como bicos redondos), que são domesticados e podem ser manipulados fora de suas gaiolas de descanso. Podem ser de pequeno porte como periquitos, de médio porte como as calopsitas, ou de grande porte como as araras e papagaios. Estes pássaros são verdadeiras aves de estimação, interagindo com seu dono de modo muito intenso.

As aves "de gaiola" podem ser divididas conforme a pretensão de seu proprietário; em aves de contemplação onde o mesmo mantém as mesmas sem pretensão de reprodução, e as aves de criação, onde existe o desejo de reproduzi-las.

Na Point dos Bichos disponibilizamos de aves para todos estes objetivos, bem como profissionais capazes de devidamente lhe orientar-lhe no que for necessário.

Alimentação

Devem receber alimentos próprios, conforme a espécie, e de fabricantes que apresentem qualidade em seus produtos.

Normalmente as aves são basicamente alimentadas com misturas de sementes. Estas devem apresentar-se sem fungos, sem poeira, e sem qualquer contaminação visível. Sempre limpe diariamente o comedouro de seu pássaro na tentativa de evitar que seu alimento fique contaminado. Especial cuidado deve ter-se com comedouros que fiquem no fundo da gaiola, pois o mesmo pode receber as fezes da ave, contaminando o alimento em seu interior.

Existem também os alimentos extrusados. Estes aumentam a cada dia sua participação na dieta dos pássaros e aves. São alimentos completos, que não promovem sujeira e minimizam as fezes dos pássaros, permitindo-lhes uma alimentação equilibrada e econômica. É a forma mais moderna e evoluída de fornecer uma alimentação de qualidade para seu pássaro. A adaptação dos animais a este tipo de alimentação esta sendo cada vez mais fácil.

Outro importante fator na criação e manutenção de aves é a água. Esta deve ser sempre fresca, trocada diariamente.

Desverminações

Pássaros são tão susceptíveis a processos envolvendo verminoses ou infecções intestinais quanto qualquer outra espécie animal. Portanto, devem periodicamente receber vermífugos. Estes devem ser provenientes de laboratórios conceituados, e utilizados conforme instruções dos mesmos.

Instalações

Devem ser proporcionais ao tamanho e conforme os hábitos das aves. Nunca coloque um pássaro em locais exíguos. Lembre-se que ele precisa ter espaço para exercitar-se devidamente, impedindo assim o surgimento de doenças e hábitos decorrentes desta situação.

Também considere que no caso de manter várias aves juntas, as mesmas devem ter espaço adequado em sua totalidade. A superlotação de pássaros e a decorrente promiscuidade desta situação, predispõe ao surgimento de várias doenças.

Manejo e higiene

Aves e pássaros têm necessidades especiais. Um dos principais problemas envolvendo doenças, refere-se a falta de limpeza adequada das instalações destes. Não deve ocorrer acúmulo de restos de alimento, água e fezes nas gaiolas e viveiros. Fungos, ácaros, bactérias aproveitam-se destas para infectar nossos animais.

Trocas bruscas de temperatura também são prejudiciais. De modo geral, as aves são resistentes ao frio, mas problemáticas com trocas de temperatura abruptas, e especialmente com correntes de vento. Deste modo, jamais deixe suas gaiolas e viveiros próximos a janelas e portas que sejam freqüentemente abertas.

Todos os utensílios das aves devem ser periodicamente limpos. Comedouros, bebedouros, poleiros, gaiolas, etc, devem ser tratados preventivamente com desinfetantes próprios para esta finalidade (desenvolvidos para criadores de pássaros).

Sempre procure o Médico Veterinário para melhor orientá-lo

 

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo